URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Fórum

Bem vindo(a) Convidado 

Esconder/Exibir painel

Para participar do fórum, você precisa estar conectado. Por favor utilize o menu no topo da página.

Páginas: 1
Responder EMULADOR VS CONSOLE
Sorento
Avançado
Posts: 50

EMULADOR VS CONSOLE
29/09/2014, 21:19

A pouco tempo desisti de emuladores e resolvi aos poucos adquirir os consoles do meu interesse. Mas tenho ainda minhas duvidas de qual é o melhor.
Serei breve e falarei o que me chama a atenção em cada um.

Emulador - Filtros, adaptações para jogar em hd, "melhoria" de som, jogos facies de encontrar a baixo/nenhum custo. são coisas que me chamam a atenção.
Console - Nostalgia, fidelidade no gráfico/som.

Eu agora tenho um psx1, ps2, wii/gamecube, N64, Nes(dois controles uma pistola tudo original). Sinto muita vontade de jogar no console do mega drive e do snes. Sinceramente o único dos consoles que citei acima que dou preferencia para o emulador é o do psx.

Li em um forum uma comparação que define o meu pensamento sobre tal. Já peço desculpa pela comparação mas não existe outra que ilustre com tamanha clareza o sentimento.

EMULAÇÃO = PUNHETA.
CONSOLE = SEXO.

gostaria da opinião de vcs sobre o assunto!

Mike Cody
Novato
Posts: 16

Re: EMULADOR VS CONSOLE
30/09/2014, 20:21

Sou muito grato por haver pessoas de conhecimento técnico e boa vontade que desenvolvem e aprimoram emuladores. São programas que possibilitaram meu reencontro com jogos que nunca mais voltarei a jogar na forma original. Também foram o meio pelo qual conheci títulos interessantes, dificilmente teria acesso a eles de outra maneira. E quando meus aparelhos e cartuchos falharem, um a um, até que por fim a tristeza dominará meus dias, serão os emuladores minha melhor opção para continuar jogando. Adoro emuladores.

Têm comumente apenas uma pequena falta: não são perfeitos. Filosofando por esses dias, cheguei à conclusão que o maior elogio cabível a uma emulação é "aceitável".

Não tem nada a ver com purismo ou colecionismo. O fato é que a experiência não é a mesma. O motivo mais grave, na minha opinião, sendo a "velocidade" com que o jogo se apresenta (talvez não a melhor expressão; "clock" seria melhor?). Vejo diferenças às vezes gritantes, sobretudo em jogos de navinha.

É comum também ocorrer discrepâncias na jogabilidade, em gráficos, som etc. nos mais diversos graus, que vão desde um incômodo menor, praticamente desprezível, até estragar a experiência completamente.

Aconteceu comigo por esses dias: estava jogando um RPG, a princípio rodando bem no emulador; depois de algumas horas, apresentou problemas e não pude mais seguir adiante. Foram duas frustrações: não poder continuar e ter perdido tanto tempo.

Há também a questão da diferença nas formas de controlar. Posso jogar OutRun no MAME, mas não tenho um volante, que é até um acessório comum para jogadores no PC; se adquirir um e for compatível, não creio que a direção será a mesma que era quando jogava na máquina. Outros jogos usavam como meio de controle: trackball (Marble Madness), guidão de moto (Radikal Bikers), alavanca de carrinho de mina / trem (!) (Magical Truck Adventure)... Utilizar substituições para as formas originais de controlar significa que você está jogando algo que é quase, mas não exatamente, o mesmo jogo! E isso se aplica bem à emulação em geral: o jogo emulado é quase, mas não exatamente, o mesmo jogo em sua forma original.

Saindo do arcade: jogar títulos do Nintendo 64 no Wii (Virtual Console) é muito estranho - foram feitos para o analógico do N64, que era frágil mas muito preciso, e os analógicos do Wii não se saem muito bem, sobretudo em jogos de corrida como Wave Race e F-Zero X. E o controller do Xbox 360, que parece bem aceito entre os jogadores no PC, dificilmente engana ao substituir qualquer coisa que dependa do bom e velho direcional, sobretudo na hora de emular.

Por fim, respondendo em uma palavra: console. Emulador é paliativo.

Flyer Guy
Novato
Posts: 12

Re: EMULADOR VS CONSOLE
03/10/2014, 20:23

Olha, eu digo nem lá nem cá.
Via de regra eu não tenho taaaantas restrições em emular não. Tem jogos que eu tenho em 4 lugares diferentes, e jogos em locais diferentes conforme o momento. Por exemplo, tenho cartucho de Crystalis. Tenho ele no set de NES no Xiboca. Mesmo assim terminei ele emulando no PS3. Ou Zelda: ALttP: faz um tempo estava jogando ele no PSP.
Como eu geralmente digo: eu não gosto de consoles, eu gosto de jogos. Se o jogo roda suficientemente bem em uma plataforma que vai ser mais cômoda no momento, vai ser ela que eu vou usar, mesmo que não seja a plataforma original.
Claro, existem exceções. Eu NUNCA vou jogar Daytona emulado com um gamepad, simplesmente pq a graça dele está em dirigir o carro, pedais, volante e câmbio (Daytona no automático é só um jogo regular. No manual é um dos jogos mais divertidos já feitos). Jogo emulado jogos de luta, mas via de regra TODOS tem o timing errado (por exemplo, se o sujeito aprende crouch cancelling no Alpha 3 no arcade, não vai conseguir passar essa habilidade pro emulador por questões de timing. Hoje o sujeito que quer um Alpha 3 de arcade perfeita só tem uma opção: Alpha Anthology, e ainda precisa fuçar nos dip switches).
Ponto final meu acaba sendo: Emulado ou no console, vai do momento...

ZEMO
Administrador
Posts: 60

Re: EMULADOR VS CONSOLE
08/10/2014, 14:03

Também me agrada muito a possibilidade da emulação, mesmo que não seja perfeita. (E as do Virtual Console do Wii até então são as emulações mais perfeitas que já vi.)
Tenho muitos jogos físicos, muitos mesmo, então emular chega a ser indecoroso, mas fazendo coro ao Flyer, "futebol é momento" ehuaheua. O que mais tenho jogado atualmente são os emuladores (ruins) do retroachievements.org. E por que estou jogando praticamente apenas os jogos que tenho físicos nesses emuladores ruins? Porque os emuladores RA têm um esquema de achievements que está me divertindo pacas no momento. Ponto final.
Jogar na sala está cada vez mais difícil, por conta dos percalços, então uma emulaçãozinha no PC tem sido um bom lazer ultimamente.

Mike Cody
Novato
Posts: 16

Re: EMULADOR VS CONSOLE
16/10/2014, 11:43

Citação de ZEMO em 08/10/2014, 14:03
Tenho muitos jogos físicos, muitos mesmo, então emular chega a ser indecoroso (...)

Eh, Barão... Não posso atirar a primeira pedra, tendo cometido o mesmo pecado... (risos)
Por que diabos fazemos isso?! Procurar o que não temos em vez de usufruir daquilo que conseguimos?
Como dizia a minha avó, "a medida do ter nunca enche".

ZEMO
Administrador
Posts: 60

Re: EMULADOR VS CONSOLE
17/10/2014, 14:55

Eu acho que é por causa da essência do jogar, Cody: é por diversão que jogamos.
Ora temos vontade de nos divertirmos com um jogo, ora com outro. Desde crianças tínhamos as épocas.
Época de bicicreta, de skate, de figurinha, de esconde-esconde, de pular corda, de plantar bananeira, de guerrinha, de bonécos, de videogame... Na hora de jogar videogame eu acho que temos épocas também.
Eu tou na época dos retroachievements hueau

ZEMO
Administrador
Posts: 60

Re: EMULADOR VS CONSOLE
17/10/2014, 15:00

Citação de Sorento em 29/09/2014, 21:19
EMULAÇÃO = PUNHETA.
CONSOLE = SEXO.

gostaria da opinião de vcs sobre o assunto!

Para não deixar passar, eu acho essa comparação sem pé, nem cabeça.
Masturbação também é sexo, a única distinção é ser single player.

Cosmao
Novato
Posts: 12

Re: EMULADOR VS CONSOLE
16/01/2015, 11:41

Eu preferi pegar meu PC velho de guerra, instalar um front-end (Maximus Arcade) e transformar minha TV da sala de 39" numa central de videogames e jogos, tudo via controle do X360 sem fio. No meu atual momento, é mais prático e viável, além do que eu tenho toda biblioteca dos consoles ao alcance de um botão, sem dor de cabeça nenhuma.

Mas, claro, nada disso substitui os consoles originais, eu tenho vários deles, mas todos guardados. O problema mesmo é adquirir as fitas, tudo muito inflacionado desde quando virou modinha colecionar videogame antigo.

ZEMO
Administrador
Posts: 60

Re: EMULADOR VS CONSOLE
22/01/2015, 18:32

O que me deixa bastante encafifado, pois nunca houve menor necessidade de comprar jogos originais do que hoje, com flashcarts fantásticos na praça, assim como infinitas plataformas capazes de emular praticamente tudo.

KYO
Novato
Posts: 4

Re: EMULADOR VS CONSOLE
26/01/2015, 21:44

Eu uso muito os emuladores para jogar aquele game que deixei passar na época. Nunca fui muito de portáteis, mas recentemente decidi me aventurar pela ótima biblioteca do GBA. Antes de sair comprando games a rodo, decidi conhecê-los e fazer uma lista de meus favoritos.
Acho que o que importa é se divertir, e garanto que estou me divertindo muito.

PMR
Novato
Posts: 1

Re: EMULADOR VS CONSOLE
28/11/2015, 00:11

Não há dúvidas de que somos constantemente direcionados pela nostalgia. Os jogos em si têm suas qualidades (e inúmeras!), tais como gráfico, som, diversão e etc., mas, o maior motivador de jogarmos é a lembrança de poder reviver aquela época que tanto amamos. Então, se a questão é a nostalgia, o console é o mais ideal para aguçar melhor aquela sensação que vivíamos na infância, porém, na impossibilidade de se ter um console e determinado jogo, seja pela sua raridade ou até mesmo os preços que em certo momento não estão tão acessíveis, o emulador termina por "quebrar o galho", sem contar que ainda tem um extra de nos apresentar jogos que não tivemos a possibilidade de conhecer no console. O emulador, por isso, tem o seu lugar. É gratuito e acessível. O console é "original", pois é dele que advém o ápice da nostalgia. Por isso, diante da questão acima, eu diria em minha humilde opinião, baseado nos fatores que apresentei, que, emulador e console empatam em um disputado 1x1.

Páginas: 1

Projeto Jogatina

"Do you know where sailors hang out?"
Ryu Hazuki, Shenmue
"Jogatina para Jogadores Honestos."

© 2017 Projeto Jogatina
© 2017 Igreja do Famicom Invisível
© 2017 NES Archive
Idealizado por Pastor Cospefogo.
Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
Voltar ao topo