URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Fórum

Bem vindo(a) Convidado 

Esconder/Exibir painel

Para participar do fórum, você precisa estar conectado. Por favor utilize o menu no topo da página.

Páginas: 1
Responder Jogos de nave: ontem e hoje - Flying Shark vs. Mushihimesama
Mike Cody
Novato
Posts: 16

Jogos de nave: ontem e hoje - Flying Shark vs. Mushihimesama
15/11/2015, 01:31

Mushihimesama foi lançado recentemente para PC. Acho que gosto de sofrer, porque comprei tão logo vi que estava disponível no Steam.
Estava jogando agora à pouco e filosofando, comparando com os "jogos de navinha" mais antigos, presentes nos fliperamas nos anos 1980 e 1990. E, graças ao MAME, presentes no meu computador, também!

O jogo da Cave, como é tradicional nos títulos da empresa, entope a tela com tiros inimigos. Pode até ser mais difícil que muitos "manic shooters", pois percebi que ao contrário de outros em que os inimigos atiram indiscriminadamente, diversos oponentes em Mushihimesama miram na sua personagem ao atirar.

E essa coisa de "mirar e atirar" me lembrou o estilo da Toaplan, como em Flying Shark, por exemplo. Flying Shark não tem 1/1000 das balas de Mushihimesama. Mas os inimigos, em especial os tanques, sempre miram para matar. Uma piscada de olho no momento errado em Flying Shark ,ou Truxton, Twin Cobra etc e uma vida já era.

E por que do meio dos anos 1990 para cá entupir a tela com tiros virou padrão? Acredito em dois fatores: o primeiro foi a evolução e adaptação do jogador, que forçou a criação de jogos cada vez mais difíceis. Diversas vezes presenciei, para minha absoluta inveja, um ou outro conhecido jogar Twin Cobra no fliperama até não querer mais. Como era comum na época, o jogo não tinha fim - depois de vencer todas as fases, voltava-se ao começo para tentar um nível mais difícil. Para alguns jogadores não era dificuldade suficiente... O efeito era duplo: o jogador, tarimbado nos jogos de navinha, ficava entediado; e o dono das máquinas ficava no prejuízo.

O segundo fator é predominantemente estético: não há como negar que um observador fica impressionado ao ver alguém manobrando no meio de centenas de projéteis inimigos. Acontece que esse observador pode não apenas ficar impressionado, mas também intimidado, acreditando nunca ser capaz de repetir o feito: não vai jogar ou, ao tentar algumas vezes e falhar, desistirá. E o jogo, ou ainda todo o gênero, ficará desprestigiado.

A mesma coisa parece ter acontecido com os jogos de luta um-contra-um. Entre combos, cancels e etc, os tempos de "hadouken, hadouken, e se pular é shoryuken" já eram...

Voltando a Mushihimesama: não nutro esperanças de vencer o modo normal com um crédito. Mas é divertido tentar!

Flyer Guy
Novato
Posts: 12

Re: Jogos de nave: ontem e hoje - Flying Shark vs. Mushihimesama
31/12/2015, 14:07

Um mês e meio depois, mas...
Então, mas acho que o caso dos jogos de navinha são mais questão de ter aparecido um sub-gênero. Ainda aparecem (em menor número, é verdade) jogos de nave mais tradicionais, mas desde que saiu DonPachi apareceu, um sub-gênero nasceu...
Jogo de luta, que foi o segundo exemplo, eu ainda acho que é diferente. Desde Street 2 e Fatal Fury 2 os jogos são divididos em "níveis" conforme a habilidade dos jogadores. Nos níveis mais altos SF2 SEMPRE foi sobre combos, espaçamento, etc... Os "hadoken-hadoken-shoryuken" funcionavam, basicamente, quando envolviam jogadores iniciantes ou, as vezes, medianos. E a evolução deles é bem mais ligada a incorporação do que os top players faziam nos jogos existentes ou em como equilibrar o jogo para eles.
Para um exemplo, olha como o jogador com o Zang termina o primeiro round desse campeonato de 1993:

Claro, com o tempo parte dos "bugs" que eram encontrados nos jogos eram incorporados como mecânicas (vide cps1 chains que deram origem a tantos tipos de chain combos ou o reversal-dp que deu origem ao super combo) e jogos como Virtua Fighter, Soul Calibur, X-Men: CotA e Guilty Gear criaram sub-gêneros (Assim como aconteceu com os jogos de nave) mas no geral, as coisas mudaram mais superficialmente do que parecem...

ZEMO
Administrador
Posts: 60

Re: Jogos de nave: ontem e hoje - Flying Shark vs. Mushihimesama
03/01/2016, 16:53

Curiosamente, o comentarista diz ao final do referido round algo como "caraca, o Zangief não usa o pilão!"
O terceiro round já é mais o meu estilo com o Zangief ueaueh

Flyer Guy
Novato
Posts: 12

Re: Jogos de nave: ontem e hoje - Flying Shark vs. Mushihimesama
05/01/2016, 20:30

Jogo do Zang tradicionalmente é entrar na distância para o pilão. Mas não só :)
Ainda acho o jogo dele do Alpha 3 o mais legal:

Páginas: 1

Projeto Jogatina

"Well, I think I'll go out and get some fresh air for a change."
Barry, Resident Evil
"Jogatina para Jogadores Honestos."

© 2017 Projeto Jogatina
© 2017 Igreja do Famicom Invisível
© 2017 NES Archive
Idealizado por Pastor Cospefogo.
Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
Voltar ao topo