URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
vitoriosa

Fantasia Fantástica Final Três Woolseyana
Final Fantasy III (Super Nintendo)
Por ZEMO
• Criada em 14 de agosto de 2013
• Essa jogatina já foi visitada 1189 vezes.


    Simultaneamente com as versões em japonês e português, abro esta jogatina para aproveitar Final Fantasy III em III línguas diferentes.

    100 comentários para
    Fantasia Fantástica Final Três Woolseyana

    1. Desta forma que tu esta jogando você é um ZEMOquista, nossa, vou acompanhar até o final seu coments daqui! fora de cogitação de fazer igual! good luck!
      Ainda preciso jogar o VI, eu zerei o V pretendo jogar novamente.
      • Heuhaeuahaeuah!
        É doidera mesmo!
        Como eu tou começando essas jogatinas junto com o semestre da faculdade, provavelmente só vai deslanchar mesmo lá por dezembro, que é quando darei uma relaxada nos outros compromissos.
        Até lá o negócio caminhará lentamente, creio eu.
    2. Outra estaile, dessa vez do Ziegfried, o maior espadachino do WOULD, falando pro SABIN pegar o CYAN e levar embora:

      "If I were you, Ox, I'd grab grandpa, here, and run!"

      Ah!! Jogando de 2 com o Felipe (Bodia)!! Épico!
      • Não lembro de nada, absolutamente nada, neste jogo. Na época meu entendimento de inglês ainda era bem rústico, e diálogos mais complexos me CAfundiam... Preciso MUITO re-jogar esse trem - e claro, passar da parte dos carrinhos de mineração em primeira pessoa. Foi lá que me tranquei salvando por cima do save principal.
    3. Foi um grande prazer acompanhar essa sessão jogatinesca e científica na casa do camarada ZEMO. Pude comprovar que até determinada parte do jogo, eu ainda tenho boa parte dos itens e acontecimentos memorizados, porém Final Fantasy sempre tem algo novo a te mostrar, dessa vez foi a possibilidade de pagar a postagem de uma carta para o soldado ferido, para sua namorada em Maranda.
    4. Após concluir a parte ligeira de defender BANON de KEFKA, montei uma nova equipe para ir atrás de TERRA.
      Montei uma equipe com 4 bonécos.
      Ao chegar a Kohlingen, reencontrei SHADOW, mas não há espaço pra ele no time. Deveria eu ter montado uma equipe com apenas 3 membros?
        • Sim, o Bode tinha me falado sobre isso.
          Essa é uma das vantagens de se jogar três versões do jogo simultaneamente.
          Perdi algo na PT-BR, verei na ENG.
    5. Que interessante! Após a guerra dos magi os espers criaram um mundo pra eles e partiram pra lá!
      O esper RAMUH suicidou pra me entregar seu Magicite, além de descolar Kirin, Stray e Siren.
      Agora preciso ir pro centro Magitek resgatar os demais espers!
    6. Agora preciso encontrar SETZER, o jogador dono de um aerobarco. Missão Maria-Gasolina.
      Pronto, agora amigado com SETZER, alcançamos o outro continente.
      Bora chegar no mesmo ponto nas outras versões.
      (vai ser divertido o trecho da Ópera no FFVI!!)
    7. Dormi com o SHADOW na equipe e nada de sonhos, meus paquitos!
      Vou dar um grind aqui pra juntar dinheiro e comprar tudo o que tem de bom nas lojas e vou dar umas outras dormidas...
      Fiadaputa! Foi lutar duas lutinhas que o FDP foi embora! "I earned my fee!". VTNC!!!
    8. Após rodar o mundo em busca de ação e algum grinding, fui me meter a entrar no tal do túnel pro portal para o mundo dos Espers e pelo visto não tem saída. Se eu soubesse, teria colocado o Sabin na equipe, ao invés do inútil do Locke!!
      Tou apanhando pacas no túnel.
      Pensando em voltar um save anterior e fazer um grind brutal pra encher todos os bonécos de HP/MP e magias.
    9. Que bobagem a minha... tanto dava pra voltar pelo túnel quanto eu tinha uma Warp Stone na sacola justamente pra este tipo de inconveniência. Saí, ajudei o soldado e Lola com sua correspondência sentimental, encontrei MOG em Narshe, reformulei a equipe, abri o portal e agora estou sem o aerobarco, rumo a Vector pra ver qualéquié.
    10. Após um suspeitíssimo banquete com o Imperador Gestahl, muitos eventos decorreram dali.
      Encontrei três estátuas que contam a história por trás da criação dos Espers, que mudam tudo o que eu tinha em mente até então. MUITO legal.
      Momento de reagrupar!
    11. "On that day, the world was changed forever..."

      Incrível como esta versão parece ser mais fácil do que as outras duas que estou jogando. Os golpes arrancam muito mais, os bonécos crescem em HP e MP muito mais rápido.
      Ao contrário da versão em português, desta vez eu consegui salvar o Shadow e o Cid não morreu. Por que será que na versão em português ele morreu? Será que faz muita diferença alimentá-lo com o RunningShoes equipado e sem?
    12. Foi mais ou menos nesse ponto em que você está que eu cheguei há alguns anos, Barão.
      Estava jogando no ZSNES; depois de um tempo enjoei e larguei. A seguir, perdi o save: o computador morreu.
      A história da minha vida jogando RPG... Enjoar, largar e perder o save!
      • Pois é, cara. Jogar RPGs pode ficar um negócio dramático rapidamente. Na minha penúltima saga, que foi jogar o Dragon Quest da versão de SFC junto com o Dragon Warrior de GBC, perdi o save 3 vezes no cartucho de SFC, fiquei puto da cara e acabei recomeçando pela quarta e última vez no emulador, dessa vez no Wii.
        Já o FFVI/III, além dessa possibilidade de morte do PC, pra eu que tou jogando nos cartuchos originais as versões gringa e japa, existem ainda bugs nefastos que podem corromper os saves. Já tou com cerca de 22 horas em cada uma das versões. Perder save agora seria de matar.
        De qualquer forma, pelo menos enjoar eu acho que não vou! A experiência está sendo divertida!
        • Então, no máximo, cuidado. Tem uma versão do jogo que tem uns bugs com sketch que podem corromper save. Só ter certeza que não está com uma versão bugada, ou não usar sketch...
        • Já que tocou no assunto, e estou pra ligar o SNES agora, teria como explicar de que forma eu verifico a versão do jogo??
        • Eu me lembro que o jogo estava fluindo, é ótimo e merece a fama que tem.
          Depois daquela ilha flutuante avancei mais um pouco, mas senti que a adrenalina baixou e parei temporariamente. Temporariamente até os dias de hoje...
          Não me atrevo a recomeçar agora porque tenho muita coisa na fila. Mas vou acompanhar a sua jogatina, está muito legal.
        • Nessa última sentada eu avancei razoavelmente, descobrindo duas coisas novas sem querer. Quando eu voltar pro computador mais tarde eu atualizarei aqui.
          Cê tá lendo os spoilers, Cody Wilson?
        • Cart original?
          Assim, na parte de trás do cartucho, entre o "Important" e o "SNS-006" tem algo gravado. Se forem apenas dois números, é versão 1.0 e tem o bug. Se forem dois números e uma letra, versão 1.1 e bug corrigido.
        • Caraca, Flyer! Tá gravado "00"!!
          É versão 1.0 então!! Nunca mais uso o Sketch! Nunca mais vou escalar a RELM pra equipe... que triste...
          No emulador da versão do Sandman estou usando uma ROM 1.1, então vou matar a sede por lá. A Relm tem os itens mais legais, cacildis... toda vez que encontro um item pra ela fico morrendo de vontade de equipá-la e testar.
          E na versão japa, alguma ideia??
        • TEORICAMENTE o bug só vai ter risco de ser destrutivo quando a Relm erra um sketch, o primeiro personagem tem um tipo específico de magia ordenado em um lugar específico e não usou magia no primeiro comando. Se conseguir evitar o estado, até pode arriscar com certa segurança.
          Só tomar cuidado com a ordem das magias (Magic Order 3 coloca uma magia dessas no lugar que causa o bug: Mute no slot 28). Eu, particularmente, como fico reordenando magia e esqueço dessas coisas, prefiro simplesmente evitar usar a Relm mesmo...
        • Cara, eu realmente não posso me dar ao luxo sequer de arriscar. Não agora.
          Ainda mais agora que estou seguro - graças às suas informações - de que não haverá bug nem na versão em português, nem na versão em japonês. Tá mais que bom pra mim!
    13. Estou lendo tudo. Para mim nem é spoiler, já que jogamos até mais ou menos o mesmo ponto. É flashback.

      E depois, se não era para ler, por que você está escrevendo?!
      Vou ler até o final, provavelmente nunca vou terminar esse jogo mesmo.
      • Então siga com a leitura heuauhe
        Eu escrevo em spoiler porque são anotações que nem todos querem ler. Tem muitos aqui que já viraram o jogo de ponta-cabeça e é de boa ler, mas muitos não. Eu, por exemplo, prefiro não ler os spoilers.
    14. Atualizando a sentada de ontem:
      Encontrei as tais montanhas que formam uma estrela, e tenho certeza que o Locke está lá dentro. É um esquema de divisão em duas equipes ao estilo The Lost Vikings, em que uma tem que ajudar a outra pra progredir, bem interessante, e tá na cara que deve ser a dungeon mais complicada até agora. Entrei lá, tomei altos paus, dei um Warp e casquei fora.
      Sem querer, achei a casa do Duncan, que ensinou pro Sabin um golpe muito assassino, que tá arrancando mais de 5000HP dos bonécos. Agora Sabin ficou assassino.
      Sem querer de novo (sem querer querendo, já que andei dando uma pirulitada aleatória pra ver se achava coisas legais no mundo pós apocalíptico), encontrei a casinha do Cid, que salvei nessa versão, e na praiota tinha um magicite dando sopa: Palidoor. Pena que na versão em português eu não consegui salvar o Cid, sei lá porque.
      Fui lá pra Veldt e peguei o Gau de volta, depois fui lá pra caverna dos ladrões pra ver se achava a Relm. Para a minha surpresa, quem estava deitado com o Interceptor ao lado era o SHADOW, e não a Relm! Para minha maior surpresa, os bonécos se refereiram a Shadow por "HER", ou seja, parece que há apenas um script para o resgate de Relm e Shadow. Saberemos mais precisamente quando eu resgatar Shadow na versão japoneusa, em breve.
      Após salvar Shadow, ele fez a mesma firulinha de ficar deitado na cama e depois sumir. Só que não deixou pistas!
      Depois de constatar o desaparecimento de Shadow, fui lá pra casa de Owzer e resgatei a Relm. A diferença entre lutar com os chefes com e sem o golpe assassino de Sabin é brutal. Foi muito ligeiro liquidar os monstros, inclusive o CHADARNOOK. Aliás a versão fêmea desse chefe está todo envolto em BRUMAS. Vamos ver em breve na versão japa como é que ele/ela se apresenta.
      Encontrei ainda um dragão lá na Casa de Ópera, mas tomei um castigo sem precedentes, ou seja, está na cara que não tenho NÍVI pra encarar ainda. Quem sabe depois de resgatar Locke.
      Aliás, acho que a próxima parada será tentar resgatar Locke ou talvez pingar em Narshe pra ver qualé.
      • Aliás, super spoiler: fiquei com a grande impressão de que o Shadow é o pai da Relm, já que ambos tiveram o mesmo sonho ao delirarem após o resgate!! Parece que o Interceptor está ali também, e tem a relação do Interceptor com a Relm e tal... acho que tem tudo pra ser uma família feliz no final da história.
        • Só digo uma coisa, apesar de que pra quem já está jogando 3 versões ao mesmo tempo...
          Jogue a versão GBA.
          As coisas ficam mais claras um pouco se tiver salvado o Shadow na versão japa...
        • Pra falar a real, se o tempo permitisse, eu jogaria também a versão do GBA em suas versões em japonês, inglês e português. Infelizmente ficaria muito treta pro meu momento. Há retraduções interessantes!
    15. Fui para Narshe e resgatei Mog, Umaro e os dois magicites que encontrei. Após isso, fui me meter a escalar a torre dos cultistas, e tomei no rabo várias vezes. Cheguei no topo após gastar todos os itens, praticamente, e suar muito, e peguei o tesouro (uma relíquia "Gem Box", que transforma a Magia em Magia X). Infelizmente, veio um fedepê dum fantasma e arrebentou com a minha equipe em uma luta de mais de meia hora. Após essa desgraça, fiquei com raiva e botei o Umaro na equipe, além de comprar Wall Ring pra todo mundo, e recomecei a escadaria. Ficou bem mais fácil agora, embora eu tenha tomado um QUAKE avassalador que destruiu minha equipe inteira antes mesmo de chegar no dragão. Já vi que o negócio ali é dolorido mesmo. Ah, sim, vi que o velho Strago está no meio dos cultistas cultidores.
      Depois dessa segunda decepção, fui lá dar uma olhada na torre do Kefka, que não tinha espionado ainda, e já vi que é um labirinto PEOR do que o das montanhas do tesouro, com divisão entre TLÊS equipes. Já vi que vai loooonge essa brincadeira.
      • Zemo, pra facilitar um pouco sua vida, na batalha final da torre dos fanáticos, você precisa usar Cure 3 (quando estiver próximo ao final da luta), se não você vai ter que subi-la novamente.

        Além disso, não se esqueça de mexer nas casas de Narshe com o Locke! Acredite, vale a pena.
    16. Seguindo a pegada de revisitar os locais de origem dos personagens, fui dar uma pirulitada no Castelo de Figaro!
      Eis que como já havia dito um aldeão, o castelo esbarrou em "algo". Quando desci pra ver o que era, encontrei túneis com diversos intens interessantes, e um castelo que foi palco da Guerra dos Magi, 1000 anos atrás! Lá dentro encontrei um livro da rainha, assim como Odin em pessoa/Esper, petrificado! Ganhei a magicite Odin!!
      As aventuras nesse subterrâneo renderam muitos pontos de magia, e meus bonécos já começaram a aprender as magias de nível 3, ou seja, daqui a pouco terei força pra subir a torre dos fanáticos, aguardem, malditos!!

      As próximas missões nesta versão são:
      - Ir pra Thamasa com o Strago e a Relm pro cara tretar com o Hidon;
      - Botar o Kaien na equipe e ir tretar no Castelo de Doma;
      - Finalmente ir encontrar Locke na caverna fogosa huehaeh tou adiando pacas essa missão!
        • Pois é, entrando na spoileragem, achei bastante suspeito o recolhimento do magicite. O jogo fala que eu peguei um FRAGMENTO de magicite. É diferente de todos os outros, aí tem coisa... Além disso, é o único Esper que só permite aprender UMA magia: Meteor! Só não procurei mais por OUTROS fragmentos porque precisava salvar e desligar pra pegar os bonécos na creche. Vou explorar melhor assim que der.
    17. De lambuja, comemorando o aniversário do irmão mais velho...
      Aproveitei pra voltar no Castelo Subterrâneo pra coletar o resto das coisas!
      Depois do saque definitivo, que incluiu a metamorfose de Odin em Raiden, fui me meter a descer na PSIQUÊ (como diz Lobim) de Kaien com uma equipe B pra subir os levels e fui aniquilado pelos três patetas! Todos os meus bonécos foram petrificados heuahehue

      Depois dessa, hora de buscar os bonécos na creche e bater uma bola!
      • Esse foi um ponto que uma vez deu um bug estranho que nunca mais vi acontecer. Ao enfrentar os três patetas morreram a Terra e o Sabin, mas eu ganhei a luta. Depois, quando ambos reviveram, estavam os dois com todos os stats no máximo.
        • Baita bug legal, hein! (Claro que perde grande parte a graça do jogo, que é o desafio e o desenvolvimento do personagem...)
    18. Pedindo ajuda novamente aos mestres.
      Descolei um bagulho que transforma o Sketch em Control e tou coçando pra usar o bagulhete.
      Teria este comando algum bug proibitivo como o so Sketch ou finalmente vou poder brincar com a Relm como manda o figurino???
    19. Restavam algumas coisas além de ir atrás de Locke, tais como:
      - Pegar tudo o que a casa de leilões tem a oferecer
      - Subir a torre dos Lobins, derrotar o dragão e resgatar o Gem Box
      - Derrotar Doom Gaze
      - Pegar o Exp. Egg na tumba de Daryl
      - Derrotar o Dragão na Casa de Ópera

      As três últimas eu acabo de realizar, assim como reencontrar Locke.
      Fico com a impressão de que o primeiro item aí da lista só oferece as bagaças de verdade após algum evento que ainda não foi disparado.
      Na próxima sentada, farei o que não fiz na versão do Sandman: voltarei na caverna da Fênix pra ver o que é aquele botão vermelho ao lado de onde encontrei Locke. Certeza que aquilo revelará o verdadeiro tesouro de Gestahl, que ainda não sei qualé. Sem spoilers, please!
      Ah! Falta também dar uma pirulitada em Narshe com pick-Locke na tchurma pra vasculhar as casas abandonadas.
    20. Bom, ontem à noite fui a Narshe com pick-Locke e lucrei mais um brinde secreto.
      Depois fui atrás do suposto tesouro que cri haver na caverna, para nada encontrar.
      Vai ver o tesouro era a própria magicite Fênix...
      Depois disso passei diversas vezes na casa de leilão e só apareceram (10 vezes cada um) a fração de aerobarco e o Hero Ring (que até tentei comprar, só pra ver se saía da roleta e deixava outros itens virem à tona, mas não rolou), que eu já tinha e nem uso.
      Trombei uma vez com o Doom Gaze mas quando ele viu que ia tomar um pau, arregou-se. Escapeeee, como diz a Dory.
      Tentei algo na torre dos Lobins, mas não durei nem dois andares. Na próxima eu equipo Wall Ring até nas crianças antes de inventar moda. Nesta versão eu encontrei Wall Rings à venda em South Figaro.
      Depois de tanta frustração, o negócio foi lutar umas lutinhas pra ver se os bonéco aprendem as mandingas do Reviv3 (terrível contra Dooms) e do Ultima, mas apenas um bonéco aprendeu uma e outro a outra.

      Foi meio frustrante essa sentada.
    21. Após uma longa sentada de grinding, 4 bonécos estão com Ultima e matei o último dragão que estava disponível.
      Só falta os dois da torre do Kefka agora.
      Rodei muito com o aerobarco mas ainda não consegui trombar o Doom Gaze com uma equipe montada para matá-lo.
      Fui diversas vezes na casa de leilão e NADA de magicites, fezes!!
        • Impresionante, cara!
          Fui muitas vezes tentar a sorte no leilão!
          Enfrentei o Doom Gaze 4 vezes já, tomando escapes na face.
    22. Hoje foi a sentada derradeira na versão de Ted Woolsey.
      Curiosamente, nos créditos do jogo, o nome dele aparece como parte da equipe de REMAKE, ou seja, aí está mais uma prova cabal de que FFVI foi pensado como uma releitura para o público gringo, ou seja, passou por uma localização.
      As duas últimas sentadas foram com a presença sóbria do Bode, que garantiu que eu terminasse o jogo muito mais rápido, sempre me avisando quando eu estava indo pro lado errado haeuaeheuha
      Fico agora super ansioso pra chegar no final da última saga, a saga original do Final Fantasy VI, pra ver com os próprios olhos tudo o que foi censurado na versão gringa, em termos de sprites de chefes e das falas sanguinárias do Kefka!
      Foi fantástico passar todos estes meses com você, FFIII!
      Muito obrigado!
      • O mais divertido de participar dessa jogatina foram algumas questões básicas de FF as quais o ZEMO não estava familiarizado, como por exemplo o fato de você poder utilizar diversas magias em diversos alvos (tanto de ataque quanto de defesa), bastando para isso pressionar o L ou o R. Ou seja, ele passou o jogo inteiro sem saber que era possível usar Cure 2 no grupo inteiro, hahahaha.
        Outro ponto divertido foi o fato dele nunca conseguir encontrar o Doom Gaze, até ele decidir ir para a última dungeon. Adivinha quem ele encontra no caminho? Hahahahaha.
        • Doom Gaze é dose! Quando fui jogar, lembro de ter ficado mais de meia hora andando com a Falcon sem parar pelo cenário para tentar encontrá-lo!
        • Dois detalhes: o primeiro é que eu dei várias pirulitadas com o aerobarco e nada. Não sei se deu meia hora, mas foi muito tempo. Quando decidi desistir do maldito e ir pra treta final, um segundo antes de pousar na torre do Kefka, deu remorso, virei o aerobarco e falei: "Vou dar uma última ch...ance." Adivinhem o que aconteceu antes de eu terminar a frase!
          Algo semelhante aconteceu na casa de leilões. Eu já tava de saco cheio de ver o mesmos itens se repetindo por um milhão de anos, e desisti. Na mesma pegada da pirulitada aérea, falei: "Vou dar uma última tentada nessa merda", e não é que PLIM, apareceu a magicite Zone Seek que me faltava?!
        • E sim, foram mais de 100 horas de jogo até o Bode me contar que era só segurar o L ou o R que dava cure (e outras magias) na macacada toda! MAIS DE CEM HORAS de jogo sem isso haeuheuehuaehu

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "Prepare for your doom!"
    Altered Beast
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2018 Projeto Jogatina
    © 2018 Igreja do Famicom Invisível
    © 2018 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo