URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
vitoriosa

Guerra dos Mundos V2.5
XCOM: Enemy Within (Windows)
Por fredtoy
• Criada em 15 de novembro de 2013
• Essa jogatina já foi visitada 1012 vezes.


    Screenshot contruibuído por um membro do projeto.

    Terceira vez que eu jogo XCOM esse ano. Desta vez é a expansão. O pouco que joguei já deu para ver que além de todo o conteúdo novo que ela trouxe, bastante coisa que já existia no jogo anterior foi melhorada.

    Objetivo da jogatina: Terminar a campanha.
    Dificuldade: Classic.
    Modo de jogo: Normal (saves liberados).

    6 comentários para
    Guerra dos Mundos V2.5

    1. Aproveitando o feriado, deu para jogar bastante até agora. De inicio o jogo se apresenta igual ao anterior, com a adição da coleta de meld nos mapas. Mesmo assim já dá para perceber que foram acrescentados mapas novos (incluindo crash sites urbanos), alguns mapas antigos foram alterados e há pequenos ajustes na interface e jogabilidade. Exemplo: Agora as unidades e cenário atingidos por uma granada são destacados em vermelho quando você está mirando.

      As grandes novidades desta versão, como, os MEC Troopers, modificações genéticas nos soldados, novos inimigos e a nova facção humana (Exalt) vão sendo introduzidas aos poucos. O Wiki do XCOM tem uma lista bem completa das novidades: [LINK EXTERNO].

      Outra coisa que percebi foi uma mudança significativa no balanceamento do jogo. Alguns pontos que percebi:

      •Como você tem prazo para coletar o meld nos mapas, você tem que acelerar o andamento da missão para não perder este recurso. Isso muda a dinâmica das missões, já que uma tática bem conhecida e bastante usada no XCOM: EU é exatamente a exploração mais cautelosa dos mapas.

      •A inteligência dos inimigos parece maior e eles fazem mais estratégias em grupo.

      •A destruição causada nos cenários parece maior. Seu tiros e dos inimigos parecem causar mais danos aos cenários. Um exemplo: Em tinha um support em full cover atrás de uma parede. Um grupo de Mutons foi descoberto. Dois deles abriram fogo contra o support e destruiram completamente a parede. O terceiro abriu fogo contra o mesmo support, agora totalmente desprotegido e ele, mesmo com carapace armor e vida cheia, não resistiu.Não foi a primeira vez que os inimigos usaram essa tática de destruir a cobertura para acertar meus soldados completamente indefesos.

      •As penalidades aplicadas aos tiros em overwatch parecem maiores. Meus soldados, mesmo com um ranking razoável e armas laser, parecem errar feio a maioria dos tiros em overwatch. Isso acontece mesmo em distâncias bem curtas onde os tiros normalmente tem probabilidade muito alta de acerto.

      •Os inimigos parecem mais resistentes. Vários inimigos que antes morriam de primeira com armas laser tem hora que precisam de 2 tiros para morrer. Isso causa um problema de munição também.

      •A introdução dos seekers prejudica uma velha tática para snipers: Deixar um sniper com squadsight o mais longe possível do tumulto para que ele possa dar cobertura e abater os inimigos de longe. Essa tática era super eficiente depois que você desenvolvia a armadura que voa. Agora, como os seekers voam, ficam invisíveis e imobilizam as suas unidades, é muito perigoso deixar uma unidade isolada e sem cobertura de uma segunda.
      • Faltou dizer que estou evitando abusar dos saves liberados, jogando "quase como no ironman". Só volto save quando as coisas dão errado demais.

        Em virtude de tudo que eu relatei, estou alterando a dificuldade da jogatina para normal. Tem hora que está ficando complicado planejar as táticas e ver elas dando muito errado por mudanças no balanceamento e jogabilidade. Jogar na dificuldade classic está amplificando isso e me irritando em alguns momentos.
    2. Esqueci de falar também que a força de vontade dos soldados na dificuldade classic também é bem baixa. Qualquer soldado morre e todo mundo entra em pânico, mesmo os veteranos condecorados de várias missões.

      Sobre o andamento da jogatina: Recomeçei a campanha na dificuldade normal. Está tudo indo tranquilo. Está até um pouco mais fácil do que eu queria.

      E minhas suspeitas sobre dificuldade se confirmaram nesta informação no Wiki do XCOM:
      "Normal difficulty may actually be slightly easier to beat due to the new tech but Classic and Impossible difficulties will be getting harder; in addition to the challenge of new enemies, research times and experience required for soldiers to rank up will be slightly increased."

      Ou seja, realmente elevaram a barra na dificuldade classic.
    3. Na dificuldade normal o jogo está mamão com açúcar. Está até meio sem graça. É legal para experimentar com os MEC troopers, Gene mods e outras novidades. Mas o Exalt, por exemplo, que parecia o terror nos trailers, não dá nem pressão. Inclusive já foi despachado do mundo.
    4. Jogo Terminado. Terminar no normal foi bem fácil. Da próxima vez vou tentar de novo a dificuldade classic.

      Só achei sacanagem que não mudaram nada na última missão. Deveriam ter colocado os inimigos novos em algum ponto dela. Achei que rolou a preguiça por parte da Firaxis.

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "You weak pathetic fool!"
    Shao Kahn, Mortal Kombat II
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2018 Projeto Jogatina
    © 2018 Igreja do Famicom Invisível
    © 2018 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo