URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
vitoriosa

Mario Errepegê, em três dê, só que dois dê!
Super Mario RPG - Legend of the Seven Stars (Super Nintendo)
Por HarvestDude
• Criada em 16 de maio de 2016
• Essa jogatina já foi visitada 330 vezes.


    Também comecei faz tempo a jogar isso... e é um jogo muito gostoso de jogar. Acabei largando para investir no Ni no Kuni e devo voltar agora pra fechar essa fatura.

    Dizer o que de Mario RPG? Lindão, ótimos efeitos sonoros, precursor de toda a série Mario & Luigi e também da Paper Mario... um tesouro do SNES, no último suspiro da parceria da Nintendo com a Square. A qualidade gráfica desse jogo supera as limitações técnicas do SNES, em um jogo inesquecível da era da transição de 16 para 32 bits.

    Sem mais. Bora terminar.

    5 comentários para
    Mario Errepegê, em três dê, só que dois dê!

    1. Estava parado nesse jogo um pouco e voltei. Já estou com 5 das 7 estrelas para conseguir enfrentar Smithy. Acho que estou um pouco fraco ainda, pois apesar de estar já com 5 estrelas, ainda estou só no nível 15. Derrotei o carinha do Navio Pirata e ganhei a estrela. Aí uns bandidos roubaram minha estrela e os Piratas foram lá e a devolveram pra mim em respeito à batalha que tivemos. Agora é achar as outras duas!

      Devo dizer que jogar em vídeo componente dá mais sabor ainda a essa jogatina. Bora continuar!
    2. Outra coisa que achei intrigante é que a resolução do jogo muda a todo momento. As telas de luta, cenários do mapa e cenários das fases possuem tamanhos diferentes, e a tela fica maior ou menor a cada vez que mudamos de ambiente. Não sei se isso é por causa do vídeo componente, que não redimensiona as telas (não sei se em AV isso acontece) mas achei tão estranho...
    3. Tou no finalzinho. Morri no chefe final. Vou ter que refazer a estratégia. Desperdicei muita magia e acabei ficando sem ter como repor. Vou ter que reorganizar meu inventário. Ficar com apenas "Royal Syrup" e "Mid Syrup" para recuperar magia e alguns "Pick Me Up" para reviver se alguém for nocauteado. O resto dos itens é inútil para os chefes finais, pois eles não usam magias que dão mudanças de status que eu não consiga resolver com a Peach (mushroom, scarecrow e poison).

      Achei o jogo um pouco desbalanceado também. Ele é bem fácil na maior parte do tempo, mas os chefes finais dão um trabalhão. Aliás, estou achando Super Mario RPG um jogo extremamente superestimado, muito overrated. Ele é bonitinho e charmoso, mas como RPG é bem básico. A história é fraquinha, a dificuldade é baixa, a música não é lá essas coisas... o que acho que chamou tanta atenção na época foi o "pseudo-3d" que o jogo tem, a perspectiva isométrica... e o fato de ser o primeiro RPG do Mario. Mas fora isso, é um RPG bem simples. Não há opções muito variadas dentro do jogo. Você só equipa uma arma, uma armadura e um acessório em cada personagem; eles aprendem magias sozinhos à medida em que evoluem; o MP é compartilhado entre todos; não é possível customizar a formação de batalha (uns na frente, outros atrás, etc); Mario é sempre o líder do grupo (o que não faz sentido pois há sprites de todos os personagens andando em todas as direções)... ou seja, uma estrutura bem atrás de RPGs de peso do SNES/S. Famicom como Final Fantasy VI, Chrono Trigger, Dragon Quest V... mas como eu acredito que por ser um jogo do Mario, o objetivo era atrair uma audiência mais jovem. Não há como negar que o jogo é divertido e que seus cenários 3d renderizados em 2d deixam o jogo charmoso... mas está longe da grandiosidade dos RPGs de sua época.
    4. Terminado. Foi preciso só um pouco de foco para conseguir matar Smithy. Enchi meu inventário de itens para recuperar MP e alguns "Pick me Up" para reviver personagens nocauteados e não usei acho que nem 6 itens. Foi bem mais fácil do que eu pensava.

      A estratégia final é extremamente básica: na primeira forma de Smithy, basta manter ataques físicos diretos contra ele, eventualmente eliminando os Shypers que ele cria, enquanto Peach recupera o hp do grupo. Na segunda forma, Smithy tem 2 partes: cabeça e corpo. Também não vale a pena atacar o corpo, a não ser que se queira fazer com que ele pare de trocar de cabeças por algum tempo. O corpo reseta o HP após algum tempo, então ataques nele são perda de tempo. Ataques especiais não fazem muito efeito, então usá-los é desperdício. O melhor, em ambas as formas de Smithy, é atacá-lo diretamente com ataques físicos normais enquanto Peach recupera o HP da turma e também usa Maple Syrup para recuperar HP. Uma das cabeças da segunda forma de Smithy tem um formato fantasmagórico e é a mais perigosa, pois dá counters que tiram bastante HP, mas também é a cabeça que mais toma dano direto. É só se manter atacando e recuperando HP que Smithy já era.

      Rei morto, rei posto. Agora é partir para o próximo RPG. Estou com Final Fantasy 4 Heroes of Light parado, talvez invista nele. Mas FFXII e FFXIII-2 estão me chamando... então terei que pensar bem!
    5. Que inveja... Eu queria muito ter esse jogo, um dos grandes arrependimentos que tenho foi ter vendido a fita desse e do Earthbound. Vou ler todos os seus comentários pra matar a curiosidade Cris, do pouquinho que eu joguei eu lembro que era fantástico...

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "The last metroid is in captivity. The Galaxy is at peace."
    Super Metroid
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2018 Projeto Jogatina
    © 2018 Igreja do Famicom Invisível
    © 2018 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo