URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
fracassada

O jogo da caixa verde.
Secret of Mana (Super Nintendo)
Por HarvestDude
• Criada em 07 de fevereiro de 2015
• Essa jogatina já foi visitada 649 vezes.


    Finalmente criei coragem e comecei a jogar a sério Secret of Mana. Sempre adorei esse jogo mesmo tendo-o jogado pouquíssimas vezes, não passando do momento onde o herói encontrava a espada de mana. Agora é pra valer.

    A propósito, Secret of Mana é um dos jogos que acho que tem a arte da caixa e da label mais lindas entre os jogos de rpg americanos de Snes. Nos anos dourados de locadora, muito vi esse jogo na prateleira, com aquela floresta, a grande árvore de mana e os 3 personagens aos seus pés. Lindo demais, ecologia era a nova moda nos anos 90. Capa muito mais bonita que a dos FF´s americanos e talvez até do que a do Chrono.

    Sobre o jogo, o velho action-rpg. Tem gráficos muito bons se comparado aos seus concorrentes da época e também tem boa música. Mas a semelhança de SoM com Chrono especialmente, me impressionou bastante. Alguns canais de som são os mesmos, a maneira de andar no mapa vendo os inimigos, alguns efeitos de luz e transparência, entre outros detalhes, seriam reutilizados nos rpg´s posteriores da Square.

    O que a minha astúcia não contava era com o nível de dificuldade desse jogo, que achei levemente alta. Os dois parceiros se movem e se comportam feito bocós e constantemente se colocam presos em cantos da tela e também em posições onde os inimigos os cercam e os detonam em dois tempos. Isso mesmo acertando o grid de ação deles em campo. Fora que os magic points são curtos e independem do nível do seu personagem para aumentar. É necessário ficar usando várias vezes as mágicas para que elas evoluam, se tornem mais fortes e se ganhe mais MP´s para usá-las. Achei chato, mas como esse é um RPG roots, dá pra compreender. O mesmo acontece com o uso de armas: elas melhoram com o uso constante, e os inimigos só são atingidos em determinados intervalos entre um hit e outro, não sendo possível fazer sequências seguidas (exceto com mágica, que acumula uma em cima da outra e tira um dano brutal).

    Ainda preciso a me acostumar a trocar de personagem quando a coisa ficar preta na tela, quando alguém estiver preso num canto por conta de inimigos e também a usar magia em momentos cruciais (sempre quero matar os chefes na porrada e sempre me ferro).

    Mas rpg das antigas é isso aí: é vencer ou morrer. O resto é detalhe. Que é um jogão, vocês já sabem.

    6 comentários para
    O jogo da caixa verde.

    1. Na jornada para salvar a árvore de Mana, já consegui 2 orbs e 2 espíritos: Undine e Gnome. Tá difícil vencer a parede com os olhos lá no templo próximo a Pandora, onde tem um caboclo escravizando as pessoas. Mas deixa eu fortalecer minhas magias que eu chego lá...
    2. Taí um senhor jogo! Uma pena não ter existido a versão oficial de "Seiken Densetsu 3" no ocidente, game da série que mais gostei. Sem sombra de dúvida, Secret of Mana é um dos melhores RPGs de Super Nintendo, e um dos games que nunca teria em minha estante de jogos, infelizmente. É um dos mais caros games completos da biblioteca de jogos do console! Acho que perde só para Earthbound, e se equivale a Chrono Trigger... Só os emuladores me salvam da vontade de jogar! Não há nenhuma compilação para os consoles da geração 128 bits, da antepenúltima ou da última geração... Merecia uma coletânea com os três primeiros jogos, sem dúvida!
      Sem mais "mimimi", torço para ver esta jogatina vitoriosa, pois como você mencionou, eu me encontro na mesma situação: nunca joguei a sério este game, e quando tentava jogar, só fiquei no começo...
      Manda a ver, cara! Boa sorte!
    3. Passei finalmente da parede zoiúda maldita. Esse ponto do jogo é complicado porque ela é um boss muito difícil para o ponto onde estamos no jogo. Nossa mágica ainda é pouca e o level baixo para tirar um bom dano dos olhos. Para repor MP, apenas a Fairy Walnut serve mas na vila de Pandora, próxima a esse boss, não tem nenhuma à venda. Tem que voltar um monte a pé para comprar nas vilas anteriores ou com o gato Neko the Cat (...com o gato Gato o Gato?)...

      Mas se fosse só isso ainda tava bom. Para chegar no chefe da parede com olhos, tem que passar por um castelo comprido, cheio de inimigos pentelhos. Especialmente um maldito Tomato Man, que flutua no ar com uma vasilha e só pode ser atingido com mágica. E ainda o desgraçado fica replicando zumbis infinitamente. Gastar MP´s nesse tomato man é desperdício pois precisamos de cada ponto mágico possível para gastar na parede zoiúda. Resultado: dei o máximo de level up nas magias, dei um pouco de level up nos personagens para ter um pouco mais de MP e passei correndo feito um foguete pelos corredores do castelo, sem enfrentar ninguém, até chegar na parte do chefe. Derrotei a parede maldita e avancei no jogo.

      Curiosamente, o game voltou a ter um nível de dificuldade razoável. Enfrentei mais alguns chefes e labirintos, mas dessa vez foi mais light, pois havia como voltar perto, usar um Inn, comprar itens e retornar aos labirintos.

      Aliás, descobri o seguinte: level up nas armas mesmo, só para matar os inimigos espalhados nos mapas. Para derrotar os chefes, é só tacar magia em cima de magia que eles ficam paradões tomando dano e pronto, chefe morto.

      Outra coisa é que existe muito puzzlezinho idiota que te faz ficar perdendo tempo, pois o game dá pouca ou nenhuma pista de como resolver. Como nas florestas de inverno, primavera, verão e outono próximas à Moogle Village. Ela tem uma sequência para atravessar que abre o caminho mais para frente. Jamais eu descobriria o que tem que fazer sem recorrer a walkthru.

      No momento, estou com 3 orbs, já dei upgrade de 3 níveis em todas as armas que tenho (Sword, Javelin, Spear, Boomerang, Bow, Gloves, Axe e Whip), salvei o filhote de dragão voador (apelidado de "Flammie" pelo Rei dos Fungos) e agora devo ir a um tal deserto. Simbora.
    4. Tou morrendo de saudade desse jogo, só que ele demanda muito tempo. Aumentar o Lvl. das armas e magias é primordial para avançar. Sem isso, os chefes de fase te estripam e espalham tuas partes em ordem alfabética. Mas eu ainda estou animadão a terminar esse game.

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "Do you know where sailors hang out?"
    Ryu Hazuki, Shenmue
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2017 Projeto Jogatina
    © 2017 Igreja do Famicom Invisível
    © 2017 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo