URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
ativa

Rivalidade Profissa!
Captain Tsubasa IV - Pro no Rival-tachi (Super Nintendo)
Por HarvestDude
• Criada em 08 de fevereiro de 2015
• Essa jogatina já foi visitada 753 vezes.


    Retomando a jogatina da série Tsubasa, começo a jogar o quarto game da série!

    Voltamos ao mesmo esquema de jogo, com os velhos personagens clássicos, chutes especiais e todas aqueles efeitos loucos já marca registrada da série Captain Tsubasa.

    A diferença neste é que a história tem múltiplos caminhos. Em alguns jogos, ganhar ou perder leva a diferentes rumos na história, aparentemente levando a diferentes finais.

    Os gráficos foram um pouco mexidos e a animação dos personagens mudou, mas não digo que melhorou, apenas ficou diferente. Acho que buscaram deixar os sprites da animação de movimento dos personagens mais parecido com as imagens do mangá. Talvez a maior mudança tenha sido na visão de campo, pois quando você vai fazer um passe, aparece o posicionamento do seu personagem em campo na parte de cima da tela, inclusive mostrando os adversários pelo caminho. Assim fica mais fácil ver se a sua bola tem chances de ser interceptada ou não.

    Também jogando aos poucos e vendo onde isso vai dar. Não achei tão difícil quanto o 3 (que eu cheguei a repetir jogos até umas 8 ou 9 vezes) e também não gostei muito do som e efeitos sonoros, não achei que evoluíram. Mas vamos ver como o game se desenrola.

    15 comentários para
    Rivalidade Profissa!

    1. Vou tentar investir nesse jogo para terminá-lo logo, pois antes de começar o Tsubasa V, estou com a mão coçando para jogar o Captain Tsubasa de Mega Cd. Ele conta a primeira história desde o início e tem cutscenes maravilhosas, com muitas falas e efeitos de som bacanões. Pimba na gorduchinha.
    2. Ah, sim, esqueci de dizer! Há uma particularidade interessante nesse game! Em determinado ponto, o jogo convoca VOCÊ, o player, como jogador no time do tsubasa! Você pode evoluir e ganhar seus próprios chutes especiais (que são 4 pré-determinados se não me engano) e também pode nomeá-los como quiser. Só não sei se isso depende do caminho que você toma na história ou se acaba sendo convocado de qualquer jeito... mas veremos!
    3. Por favor, trate de dar nomes esplendorosos como Travest Shooto, Neo Travest Shooto, Travest Tackle, e por aí vai!!
      Se quiser que eu escreva em カタカナ, tamos aí pra ajudar o jogo a ficar mais Captain Tsubasa do que nunca!
      • Não tenha dúvida! E o primeiro, em homenagem em um momento épico dividido convosco, será esse: トレビス チエル ドロプ タケル! Em homenagem a kitana, o segundo: トレビス オリンピク サンダル シユ-ト!E se tiver um especial para block, será トレビス ス-パ モンスタス ブロク!

        Nome não me falta, só vai ser difícil escolher!
        トレビス インヴシブレ フアミコン パ-ス
        トレビス ビ-グ バ-ト ブロク
        トレビス ストリ-ト レ-イン ダンス コンビ (+ゼモ)
        トレビス ス-パ エ-ナ コンビ- (+ ゼモ + キタナ)

        Mil possibilidades... pouco move pra tanto nome!


        Só espero que caibam todos esses caracteres no jogo...
        • SENSACIONAL uihAAeheuhUIAHEiuheA
          A maioria dos nomes eu entendi, mas tem alguns ainda obscuros!
          Legenda aí, Travest!!
          Chorei de nostalgia aqui com o Super Monstros, cara!!!
        • Ok, eis os nomes que criei, na ordem... meu katakana não é lá essas coisas, mas eu tentei:

          Trevis Chair Drop Tackle
          Trevis Olympic Sandal Shoot
          Trevis Super Monsters Block

          Trevis Invisible Famicom Pass
          Trevis Big Butt Block
          Trevis Street Rain Dance Combi (+Zemo)
          Trevis Super ENA Combi (+Zemo +Kitana)

          Porra... faltou um que é épico!! Trevis Ice Block Shoot Combi (+Kitana) !

          Aberto a sugestões!
    4. Pá! Mais uma coisa legal desse jogo! No time do Japão, após terminar, você libera o lendário jogador japonês KAZU, que jogou aqui no Brasil!

      Ainda tou longe de terminar, mas venci o Guarani, Sport e Flamengo! Agora é contra o Bragantino, que tem o Taffarel (???) como goleiro!
    5. Estou mais adiante! Tsubasa e seu parceiro italiano de ataque, Stratto, agora fazem parte da Seleção Brasileira (????). Ishizaki também foi convocado! Foram chamados talvez por terem dupla nacionalidade eu acho, deve ser coisa do mangá original. Agora o time está com os craques do Brasil (Carlos Santana, Santamaria, Rivelino, Tsubasa, Stratto, Cerezo e outros). Agora acho que está rolando um sul-americano e temos que derrubar times como Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e Argentina. Os jogadores estão mais ou menos desenvolvidos porque os jogos não foram tão difíceis, mas um repeteco tem sido suficiente para vencer. Ainda assim, parece que alguns jogos são decisivos e ganhar ou perder podem mudar o rumo da história. Veremos!
    6. Continuei jogando e, em uma das partidas, Tsubasa aprendeu o Clip Jump Dribble contra um dos goleiros. Agora, além do drible especial Heel Lift, ele tem também o Clip Jump!

      Na partida contra o México, enfrentamos os velhos amigos Kojiro Ryuga e Ken Wakashimazu como rivais. Meu goleiro conseguiu defender boa parte dos chutes especiais de Kojiro, mas foi bem difícil fazer gol em Wakashimazu, pois ele tem uma defesa especial Era preciso ir com Tsubasa e driblá-lo diretamente para conseguir marcar. Perdi esse jogo, mas parece que para o jogo continuar, tínhamos mesmo que perder. Roberto aparece, rola um blábláblá e voltamos ao São Paulo, agora sem Stratto, que precisou voltar para a Itália. Ishizaki voltou a ser titular e estou tentando melhorar seu Monkey Shot, que ainda é fraco. O atacante Gil tem se mostrado eficiente e feito bons chutes e gols. Realmente tem que investir nos outros jogadores, mesmo perdendo, para dar uma nivelada por cima no time. Caso contrário ficamos muito dependentes de Tsubasa.

      Outra coisa que descobri por acaso foi o sistema de controle do jogo. Há uma opção para se controlar apenas o capitão (que é um personagem à sua escolha) e deixar o computador controlar os outros jogadores. Achei estranho e continuo usando o modo normal, onde controlo todo mundo.

      Usar a opção de marcação homem a homem também tem se mostrado eficiente, pois mesmo que o jogador adversário seja melhor que o marcador do seu time, o time adversário evita um pouco de passar a bola para ele. Isso dificulta para a CPU sempre botar a bola no craque e ele sair correndo pra fazer gol, coisa que ela faz MUITO.

      De volta ao São Paulo, estou enfrentando uns times de nomes estranhos de várias partes do mundo. Está sendo bom para aumentar o nível da galera e estou pensando em perder algumas partidas propositalmente para dar um level-up.

      E ainda não apareceu a opção para eu recrutar a mim mesmo, mas acho que é uma questão de tempo!
        • Digamos que eu não me esforço para vencer quando o time é muito superior. Tento fazer mais passes e dribles para que os jogadores evoluam esses aspectos.

          Joguei agora contra o Manchester. Perdi de 7-6, 7-3 e ganhei de 5-3. A estratégia desse time chega a ser irritante, pois eles têm dois craques no time: um zagueiro e um atacante. Então eles tomam a bola de você com o zagueiro, que ganha quase todas, e tocam para o atacante, que faz chutes especiais indefensáveis. O resto do time é meia boca, inclusive o goleiro, então dá para fazer muitos gols, especialmente com os dribles especiais do Tsubasa. Porém no segundo tempo, sai o atacante fodão e entra outro mais ainda: Hikaru Matsuyama e seu Eagle Shot. Aí sim a estratégia fica mais na cara ainda: zagueiro pega, bola pro Matsuyama, Eagle Shot e gol. Simples assim. Perdi duas partidas e meus caras melhoraram a ponto de conseguir interceptar mais passes e fazer dribles e carrinhos melhores. Assim a bola não chegou no Matsuyama e eu consegui vencer por 5-3. Agora a treta é com o Barcelona (no tempo que eles ainda eram mais ou menos).

          Uma coisa que me aborrece às vezes é que você faz um passe longo para um atacante seu que está livre bem adiante na área, e do nada aparecem zagueiros para interceptar os passes. Ainda não sei por que isso acontece, mas é bem chato. De maneira geral, ainda estou achando Tsubasa 2 > Tsubasa 3 > Tsubasa 4. Mas vamos indo pra ver como a coisa se desenrola!
        • Eu me lembro do Eagle Shot ser praticamente indefensável com o Matsuyama chutando de qualquer lugar do campo no Famicom uehaueha (como adversário, claro)
    7. Jogo chatinho contra o Barcelona. Não tinham bons atacantes, mas tinham dois jogadores que interceptavam muitas bolas. Fazer gol sem o Tsubasa era sem chance, mesmo com um goleiro sem defesas especiais. Perdi de 3-2 e venci de 2-1.

      Aproveitei para dar uma olhada no gamefaqs sobre esse jogo e descobri que ele tem múltipos finais! Tem que terminar ele umas 4 vezes seguidas pra ir vendo cada final.... Yay! Tarefa pra monge tibetano! E cada vez o jogo se desenrola com algumas partidas diferentes! Terei eu essa paciência?
    8. Notícia triste... liguei o jogo agora e descobri que perdi todos os meus saves... Vou ter que começar tudo de novo!!! Vou testar a bateria e se o problema for nela, vou ter que trocá-la. Lá se foram horas e horas de jogo...

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "That guy's a maniac. Why'd he bite me?"
    Truck Driver, Resident Evil 2
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2018 Projeto Jogatina
    © 2018 Igreja do Famicom Invisível
    © 2018 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo