URGENTE: Precisamos de doações para pagar o DOMÍNIO e HOSPEDAGEM do Projeto Jogatina.
Qualquer valor é válido!
Para mais informações escrevam para doacoes@projetojogatina.org

Projeto Jogatina

Jogatina
vitoriosa

Tatiquinhas tretadas
Fire Emblem: Awakening (Nintendo 3DS)
Por Bispo Snake
• Criada em 19 de março de 2013
• Essa jogatina já foi visitada 1775 vezes.


    Screenshot contruibuído por um membro do projeto.

    Melhor jogo de 3DS até o momento e ponto. O que mais for dito só vai servir pra encher linguiça.

    32 comentários para
    Tatiquinhas tretadas

    1. Aquele momento triste em que você deixa dois mages desprotegidos no meio do cenário, e o boss inimigo se aprochega com uma espada do tamanho de um prédio de 15 andares e... erra o ataque. Daí os dois mages nível baixo matam o boss foderoso com dois critical hits seguidos na mesma rodada sem tomar dano.

      Eu amo esse jogo.
    2. Fred, curtindo ainda não exprime eu acho hein... Quando chegar, você vai ver. O hype desse game é justificado a partir do momento quando você termina a primeira batalha.

      Mas isso sou eu, gosto de Tactics e acabei achando FEA o melhor até o momento. =)
    3. Bicho pegou feio. O reino de Plegia finalmente entrou em guerra com o reino de Ylisse, Chrom deu um cacete nos soldados de Plegia pra defender sua irmã - a rainha. Tentamos deixar ela à salvo fugindo de Ylisse, mas no meio do caminho ela quis voltar e ficar com o povo de Ylisse ao invés de fugir.

      O exército de Plegia já marcha rumo à nossa fronteira. Temos que dar um jeito nisso no capítulo 8 (se não me falhe a memória).
    4. Uma dica valiosa para upar os personagens: Reeking Box. Dá XP razoável, sem contar que tem muito item legal pra achar nessas batalhas.

      Eu sei que existe um DLC chamado EXPonential Growth, mas isso soa aos meus ouvidos como Pay 2 Win, coisa que não concordo.

      Fred, se a gente terminar essa bagaça a gente tira umas tretas online - se é que dá pra fazer isso.

      Bixo.
    5. Spoiler big ass do capítulo 9 abaixo, não leia se você pretende jogar Fire Emblem Awakening.

      Poisé, a besta da rainha Emmeryn, irmã de Chrom, se entregou pra evitar a Treta-mor com o reino de Plegia. Chrom e tchurma foram atrás dela, e ela estava pra ser executada pelo rei Gangrel de Plegia quando a guarda imperial de Ylisse impediu o ataque. Ela ia ser jogada de uma pedra gigante, tipo do rei leão.

      Entretanto, se Chrom não entregasse o Emblema de Fuego, Gangrel iria matar Emmeryn. Emmeryn fez um discurso bonitinho, pedindo paz, e se jogou da pedra pra evitar que Chrom entregasse o emblema. Fugimos com a ajuda dos cavaleiros do reino de Regna Ferox.

      Terminei também o prólogo 4, salvei a Anna (comerciante que aparece no mapa) e a recrutei. Problema é que perdi uma maga negra fudida no capítulo 9, a Tharja. Daria pra recrutar ela se eu tivesse chego com o Chrom à tempo e trocado uma idéia com ela, como não deu, ela atacou outra unidade minha e essa unidade matou ela... Uma pena.

      Preciso ver o esquema de melhorar as classes dos meus personagens, as magias negras estão às moscas no inventário.

      Bora pro capítulo 10.
    6. Passei do capítulo 11, finalmente.

      Tinha sido derrotado na primeira vez, mas agora com a tá-tíca melhor na cabeça, deu pra armar um esquemão e derrotar o Rei Gangrel. Eu rushei direto pra ele pelo flanco direito do mapa ao invés de tentar matar todo mundo no mapa e pegar os tesouros. Acabou que no fim, eu precisei matar todos os soldados do mapa de qualquer jeito. 3 do meu time pereceram infelizmente, mas como eu estava jogando no casual, não os perdi. Na linha de frente, Libra, Frederick e Sully como paladina, esses três estão muito overpowered, quase não tomam dano. Na retaguarda, Lon'qu, Panne e Virion deram conta do recado, e no miolo do campo, eu mesmo como mage, Miriel, Lisse e mais alguém que não lembro. Chrom arregaçou o rei com o golpe final.

      Chrom se casou com Sumia, e dois anos depois, quando todo mundo achava que o problema havia sido resolvido, Regna Ferox pediu ajuda pois um maluco lá do continente pequeno à esquerda do mapa resolveu que seria legal conquistar todos os reinos. Parei por aí no capítulo 12, eita joguinho porreta hein...
    7. Joguei bastante e acabei não logando... Mas basicamente o que rolou:

      - Os valmeses declararam guerra contra o resto do mundo;

      - Chrom pediu auxílio ao reino de... Plegia! Não rolou combater os valmeses de igual, pois a frota de navios de lá superava em muito os de Regna Ferox e de Ylisse... E no continente inteiro, o único lugar que poderia ajudar era Plegia, o qual Chrom e cia. derrotou no capítulo 12 e toda aquela treta rolou;

      - O rei de Plegia agora é aquele mago estranho que Chrom e meu avatar derrotaram no começo do game, e o que impressiona é que ele tem um mago idêntico ao meu avatar! Ficou bem claro que não dá pra confiar em Plegia, a sensação é que agora dá pra ter mais um pé atrás por conta deste mago, de Aversa (braço direito do antigo rei que ainda está na mesma função) e do meu contra-avatar, mas temos que abraçar esta parada porque não temos outra opção.

      - Marth era na verdade Lucina, que por sua vez, era a filha de Chrom e Sumia! Ela veio do futuro para tentar salvar a família, mas em suas palavras, o destino segue o curso como um rio... De um jeito ou de outro as coisas irão acontecer. Lucina entrou para o grupo e ela possui uma Falchion exatamente como a de Chrom. Ela diz que no futuro um dragão maldito despertou e acabou com tudo, e ela voltou pra tentar desviar o curso da história.

      Ainda muitas coisas estão veladas, muitas perguntas sem respostas ainda existem, o enredo é muito complexo. Capítulo 16 nos espera.
    8. Ah sim... Agora apenas uma luta chega a levar entre 40 e 50 minutos pra terminar - antes era algo em torno de 10 minutos.

      Estou eu enferrujado, ou a coisa é nesse pique mesmo? Não estou reclamando, pelo contrário, as partidas ficam mais intensas desse jeito.
      • Meio padrão do gênero. Vai avançando na história, as batalhas vão ficando mais complexas, os mapas maiores, as unidades em formações que demandam um trabalho para superar, a IA mais agressiva, forçando você a agir com cautela...
    9. O próximo capítulo que tenho que desbravar é o 15, não o 16. Spoilers abaixo, cuidado para quem vai jogar ou estiver jogando.

      Gastei um tempo com reeking boxes e times verdes do spot pass no mapa para poder subir o nível dos meus heróis, ganhar $ e conseguir "renown" para o meu time. Comecei também a tentar melhorar os relacionamentos dos personagens para que eles lutem melhor um do lado do outro - algumas vezes, depois do nível de relacionamento B, os personagens aumentam consideravelmente o nível de esquiva e defesa.

      Depois de muito fazer esse esquema, formei um casal e estou prestes a formar mais dois

      Panne se casou com Lon'qu, e ambos estão invencíveis quando lutam lado a lado. Sério, só dodge que rola quando estão juntos no campo de batalha. Cherche e Virion também estão prestes a se "casarem" e o mesmo para o meu avatar com Lucina, filha de Chrom com Sumia. Ouvi uns papos que rolam herdeiros nessa novela toda... Mas uma coisa com certeza dá toda diferença nas batalhas, os relacionamentos elevam muito os status dos personagens nas lutas, e faz muita diferença também botar eles em par.

      Vamos ver o que rola na sequência =)
    10. Ah sim, acabei esquecendo de algo importante... Depois de muito tempo abriu um Paralogue novo (ou seja lá que nome tem esta bagaça).

      Enquanto eu fui aumentando o nível de relacionamento entre Cherche e Virion, e eles foram trocando uma idéia a respeito das tretas entre seus respectivos países, esse paralogue apareceu... Não sei se tem a ver uma coisa com a outra, porque o último paralogue que eu havia jogado foi o 3 ou 4, e do nada depois de conseguir o nível B de relacionamento com esses dois personagens, surgiu o paralogue 13 no mapa...

      Estranho.
    11. Pronto, passei pelo capítulo 15 e 16. Spoilers abaixo.

      Mais uma personagem recrutada, Say'ri, uma mestra-espadachim que estava fugindo do império Valmesiano. Luta muito, pelamor.

      Descobrimos no capítulo 15 que poderíamos buscar ajuda com um oráculo na guerra contra Valm. No 16, subimos uma árvore gigante batalhando com os valmesianos (valmeses?) e falamos com o tal oráculo, e ela disse que seria importante conseguir 5 pedras para juntar com o emblema de fogo, e aí sim teríamos poder total. Já temos 2 dessas pedras, 1 temos idéia de onde está, as outras 2 podem estar com o império Valmesiano.

      Gastei todos os Master Seals que tinha no estoque, troquei a classe de todos os meus heróis que chegaram ao nível 20 e não iam mais ganhar experiência nesse nível máximo. Chrom, meu avatar, Cherche, Lon'qu e Gregor. Esses estão muito overpowered, falta agora chegar no nível máximo com Vaike, Donnel, Stahl, Lucina, Sully e Frederick para botar eles em classes melhores.

      No campo amoroso da coisa, meu avatar finalmente se casou com Lucina. O mesmo com Virion e Cherche, e falta pouco para Libra e Maribelle. Parece cretino, mas aumentar o relacionamento dos parceiros nas lutas aumenta estupidamente os níveis de ataque, esquiva e defesa, e a coisa acaba ficando mais suave.

      Bora pro capítulo 17. Esse game tem muito amor contido, em todos os sentidos.
    12. Mais um reeking box pra dar aquela upada nos personagens. Stahl, Vaike e Donnel estão próximos de mudar de classe, acho que estão nos níveis 17 ou 18.

      Mais um casal se forma: Stahl e Sully. Muito amor no ar
    13. Capítulo 17 vencido. Rolou uma treta forte, Basilio acabou sendo morto pelo Walhart - comandante dos Valmeses? O cara era enorme, com um machado do tamanho de um prédio.

      Antes de morrer, Basilio entregou uma das gemas para a Khan Flavia, para que ela entregasse a pedra à Chrom.

      Seguimos a busca por aliados na guerra contra os Valmeses, mas tá difícil hein... Tá tudo dando errado
      .

      Bora pro capítulo 18.
    14. Capítulo 18 vencido.

      Dei um cacete no Yen'Fai. Esse capítulo foi mais tranquilo, apesar de lutar dentro do vulcão e com o chão desabando e dando dano nos meus personagens. Esse último general vencido fez com que os Valmeses repensassem seus planos e batessem em retirada. É a chance de Chrom e seus aliados, próximo capítulo, castelo de Valm. Estaremos perto do fim? Acho que não, geralmente são 25 capítulos e muitas questões em aberto, como o meu contra-parte avatar e o mago maldito que assumiu o lugar do rei de Plegia.

      Não manjei como fazer com que os casais procriem... Buscarei no GFaqs.
    15. Fiz dois Paralogs, um eu recrutei Owain (filho de Lissa com Donnel) e Kjelle, filha de Sully com Sthal. Ambos bons lutadores, e Kjelle foi a minha primeira recruta Knight, daqueles gigantes armados com lança. Vai ser uma boa tanker =)

      Agora eu manjei como "procriar".
    16. Quase no fim? Spoilers abaixo, cuidado.

      Passei por mais um paralogue, o 6. Recrutei o filho da Olivia, Inigo. Mais um espadachim para o time, mas como veio no nível 10, preciso upar. De quebra, subi o relacionamento de Kjelle e Owain, e Kjelle agora já é uma General... Não quis mais um Great Knight, já que Frederick dá conta do recado. Como esses paralogues são difíceis (ou estou montando estratégia errada), no 6 mesmo o negócio já é quase impossível.

      Passei pelos capítulos 19 e 20. Em ambos, dei um senhor cacete no Walhart. No 19, ele fugiu pra dentro de seu castelo com o rabo entre as pernas. No 20, encurralei ele e de quebra matei seus dois generais, Cervantes e Excellus... Aliás, eu esperava algo mais em termo de história sobre a Excellus... Ela parecia estar de conchavo com alguém.

      Sobre as lutas, Frederick + Miriel / Gregor + Nowi / Lon'qu + Panne estão simplesmente invencíveis. Nada atinge eles, e estão distribuindo critical hits, pornograficamente escapando de todos os ataques e abusando de suas skills contra os inimigos. Só dividir eles em cada parte do mapa e eles vão fazendo a rapa, nesses dois últimos capítulos, Lon'qu + Panne e Gregor + Nowi foram pelos flancos, Frederick + Miriel agilizaram o meio de campo.

      Libra + Maribelle, Bispo + Lucina, Donnel + Lissa estão praticamente no suporte, e Chrom faz o social com os bosses junto com Stahl + Sully, ambos como Paladinos =)

      Recuperamos a 3a pedra filosofal, vamos buscar mais uma agora em... Plegia :)
      Ou seja, teremos que pegar a pedra com aquele mago maldito que fodeu a tia do bátema no começo da história.

      Prevejo tretas fortes nos últimos capítulos, bora pro 21.
    17. Capítulo 21 vencido, spoilers abaixo.

      Do que eu me lembro, fomos até Plegia para tentar recuperar a pedra. Lucina relembrou algumas passagens do ataque do dragão em sua época, no futuro, e pediu para que tivéssemos cuidado.

      Como esperado, Grima, o mago maldito, não quis entregar a última pedra e "requisitou" o Emblema de Fogo. Chrom não quis entregá-lo, então Grima declarou guerra. Como estávamos em desvantagem - e dentro do castelo do inimigo - tivemos que bater em retirada, e foi aí que rolou a missão. Vários magos que não podiam ser atingidos nos cantos dos cenários tentavam acertar meu grupo, quando entrávamos em seu raio de ação. Foi treta, mas no fim conseguimos, só Frederick foi derrotado.

      Bispo (meu avatar), ao que tudo indica, é criação de Grima. E por um comando de Grima, Bispo quase matou Chrom.

      Lucina sabia que um amigo próximo de Chrom havia matado seu pai no futuro, mas não imaginaria que fosse meu avatar... Então tentou matá-lo. Lucina não teve coragem e acabou deixando tudo como está, e Chrom disse que confia em meu avatar.

      Não me lembro agora se o Emblema ficou ou não com Grima. Lembrarei no capítulo 22.

      Bônus:

      [LINK EXTERNO]
        • Ah sim, o Emblema ficou com Validar... E saco, não é Grima, é Validar... De onde eu tirei Grima?
        • Fred, depois fala qual é a classe de guerreiro que é o filho da Tharja, pra eu me arrepender mais =)

          Acho que vou embarcar num new game quando terminar, só que em dificuldade maior e com personagens morríveis.

          Esse jogo é lindo.
    18. Fim de jogo, spoilers abaixo.

      Muita coisa aconteceu desde o último log que lancei, então vou me atentar ao principal apenas.

      Tentamos a todo custo recuperar o emblema, e conseguimos. O meu avatar que era mau, na verdade era eu mesmo que tinha voltado do futuro junto com Lucina, só que com idéias pervertidas. E no fim das contas, o meu avatar era o corpo ao qual o dragão maldito reencarnaria.

      A cena do começo do jogo se repetiu, Chrom acabou esfaqueado pelo meu avatar na última luta contra Validar... Mas, foi só encenação, e Chrom voltou à batalha. Basilio também se passou de morto, e voltou ao fim da luta.

      No capítulo "endgame", subimos nas costas do dragão para batalhar meu avatar malvado vindo do futuro. Tínhamos uma escolha: se eu desse o golpe final com Chrom, o dragão voltaria a dormir. Se eu desse o golpe final com o meu avatar, morreríamos os dois, e fim de dragão maldito. Escolhi dar o golpe final com o meu avatar
      .

      44 horas de jogo no total, ainda falta fazer os paralogues que sobraram, e casar algumas moçoilas que ficaram solteiras :)

      Fora o fim do jogo que eu esperava um pouco mais, no geral é um bom game sim, altamente recomendado aos portadores de 3DS.

      Mais um pro balaio!
      Bispo.
      • Uma hora você vai tentar bater os paralogues, e quanto mais você estiver com os personagens com nível alto, melhor pra última batalha. Continua nessa pegada aí que acho que é uma boa também :)

    Tabela de caretas e tags +
    Os comandos personalizados disponíveis são:
    [b] negrito [/b]
    [i] itálico [/i]
    [u] sublinhado [/u]
    [s] riscado [/s]
    [x] spoiler [/x]
    [-] bolinha indicadora de lista

    Deixe uma resposta

    Assinar comentários desta página via RSS

    Projeto Jogatina

    "That guy's a maniac. Why'd he bite me?"
    Truck Driver, Resident Evil 2
    "Jogatina para Jogadores Honestos."

    © 2018 Projeto Jogatina
    © 2018 Igreja do Famicom Invisível
    © 2018 NES Archive
    Idealizado por Pastor Cospefogo.
    Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
    Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
    O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial. Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza).
    Voltar ao topo